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sábado, 31 de dezembro de 2011

Entendendo o Ignite Munching

Escrito por Ilúvatar@Nêmesis

Eu tenho recebido muitos pedidos para falar sobre o Ignite Munching. Muitos magos ainda não conhecem esse bug do jogo.

Alguns pontos importantes são:

1 - A blizzard não vai arrumar isso...

Enviado por Bashiok (Blue Posts / Original)
Since the design of Ignite doesn’t allow us to resolve munching (defined as multiple simultaneous crits that fail to properly proc Ignite) directly, we’re thinking about a solution that would instead prevent Ignite from proc’ing on periodic crits. This might be a minor dps loss, but possibly no dps loss at all since it would stop most cases of munching. If it turned out to be a dps loss, we could compensate for it elsewhere. You're likely to see some experimenting in future patch PTRs. This is a pretty good example of something we can't hotfix, or rather wouldn't try. It’s the kind of change that would likely have unpredictable side-effects.


2 - É por causa dele que os Fire Mages não são full critico e sim vão para haste. Se não fosse isso crítico seria brutalmente superior a haste.

3 - Você pode evitar isso melhorando a sua rotação ou usando recursos alternativos.

O ignite Munching acontece quando dois críticos são dados quase ao mesmo tempo. Vamos entender melhor isso seguindo os tempos abaixo

  • 0:00:00 – Mago começa a castar FireBall.
  • 0:03:00 – FireBall cast completo.
    • Spell vai ser critico, dano calculado em 2000.
    • Ignite é calculado em 800.
  • 0:04:00 – FireBall viajou até o alvo dando 2000 de dano e aplicando o ignite de 800.
  • 0:04:50 – Mage começa a castar o segundo FireBall.
  • 0:06:00 – Ignite ticks em 400.
  • 0:07:05 – Segundo FireBall cast completo.
    • Spell vai ser critico, dano calculado em 2000.
    • Iginite é calculado em 1200 (800 mais os 400 que ainda estão lá no alvo do primeiro FireBall)
  • 0:08:50 – Segundo FireBall viajou até o alvo dando 2000 de dano e aplicando o ignite de 1200.
  • 0:10:50 – Ignite ticks em 600.
  • 0:12:50 – Ignite ticks em 600.
O total de dano critico foi de 4000 com um total de ignite de 2000 que é 10% a mais do esperado porque o segundo ignite foi calculado em um alvo que já tinha ignite.
Agora vamos considerar dois críticos com um spell que não viaja até o alvo.
  • 0:00:00 – Mago começa a castar FireBall.
  • 0:03:00 – FireBall cast completo.
    • Spell vai ser critico, dano calculado em 2000.
    • Ignite é calculado em 800.
  • 0:03:50 – Mago casta Fireblast (instantâneo, não tem viajem até o alvo).
    • Spell vai ser critico, dano calculado de 1500.
    • Iginite é calculado em 600.
  • 0:04:00 – FireBall viajou até o alvo dando 2000 de dano e aplicando o ignite de 800.
    • O ignite do Fireblast é simplesmente sobre escrito (ignorado).
  • 0:06:00 – Ignite ticks em 400.
  • 0:08:00 – Ignite ticks em 400.

Esses tempos são calculados sem as latências, mas esse efeito é visto em muitos servidores.

O que você pode fazer para evitar isso é:

1 - Se você tem um Improved Hot Streak procado e um Living Bomb finalizando, espere o Living Bomb finalizar e jogue o Pyroblast depois, o tempo de viajem do Pyroblast já deve ser o suficiente para evitar o Munching.
Um cuidado é ver se o Living Bomb vai poder te dar outro proc de Improved Hot Streak, é dificil calcular isso, mas com prática é possível, se o Living Bomb te der outro proc e você já tiver um esperando vai perder um dos procs.

2 - Outra coisa é castar um Scorch antes de jogar um Pyroblast, o tempo de cast do Scorch já vai ser o suficiente para evitar o Munching, porque o cast dele vai deixar o Fireball chegar no alvo e critar.

Não é uma coisa simples isso, mas para chegar um alto nivel como fire mage é nescessário entender isso.
Qualquer dúvida postem aqui que eu vou tirar as dúvidas.


Log real de teste do Ignite.

Esse log foi retirado do combatlog nele você pode ver na sequencia.

1 – Fireball criticando em 39913. (22:26:55.362)
2 – A aura do Ignite sendo aplicada. (22:26:56.130)
3 – Outro Fireball criticando em 39823. (22:26:57.399)
4 – A aura do Ignite sendo atualizada. (22:26:58.167)
5 – Os danos do Ignite na sequencia, foram 3 danos. (22:26:58.167) (22:27:00.187) (22:27:02.197)
6 – A aura do Ignite sendo removida. (22:27:02.197)

O valor do dano do ignite foi de 12654 que é o 40% do Fireball mais o mastery. Nesse caso o ignite fez 3 tickes. O que eu imagino que aconteceu foi que o primeiro tick do Ignite foi referente ao primeiro critico do Fireball porque causa do segundo que ele aconteceu, é estranho porque ele aconteceu quase 3 segundos depois do primeiro critico e menos de 2 segundos do segundo critico, ficou uma coisa no meio do caminho. Os outros dois ticks parecem ter acontecido vindos do segundo dano, MAS o valor é igual ao primeiro tick.
Com esse log já se prova que o Ignite Mushing realmente existe e nesse caso especifico se perdeu um tick do Ignite.

Log:

1/1 22:26:55.362 SPELL_DAMAGE,0x04000000055B39EC,"Ilúvatar",0x511,0x0,0xF13079A8000037B6,"Training Dummy",0x10a28,0x0,133,"Fireball",0x4,39913,39912,4,0,0,0,1,nil,nil
1/1 22:26:56.130

SPELL_AURA_APPLIED,0x04000000055B39EC,"Ilúvatar",0x511,0x0,0xF13079A8000037B6,"Training Dummy",0x10a28,0x0,12654,"Ignite",0x4,DEBUFF
1/1 22:26:57.399

SPELL_DAMAGE,0x04000000055B39EC,"Ilúvatar",0x511,0x0,0xF13079A8000037B6,"Training Dummy",0x10a28,0x0,133,"Fireball",0x4,39823,39822,4,0,0,0,1,nil,nil
1/1 22:26:58.167

SPELL_AURA_REFRESH,0x04000000055B39EC,"Ilúvatar",0x511,0x0,0xF13079A8000037B6,"Training Dummy",0x10a28,0x0,12654,"Ignite",0x4,DEBUFF
1/1 22:26:58.167

SPELL_PERIODIC_DAMAGE,0x04000000055B39EC,"Ilúvatar",0x511,0x0,0xF13079A8000037B6,"Training Dummy",0x10a28,0x0,12654,"Ignite",0x4,14485,14484,4,0,0,0,nil,nil,nil
1/1 22:27:00.187

SPELL_PERIODIC_DAMAGE,0x04000000055B39EC,"Ilúvatar",0x511,0x0,0xF13079A8000037B6,"Training Dummy",0x10a28,0x0,12654,"Ignite",0x4,14486,14485,4,0,0,0,nil,nil,nil
1/1 22:27:02.197

SPELL_PERIODIC_DAMAGE,0x04000000055B39EC,"Ilúvatar",0x511,0x0,0xF13079A8000037B6,"Training Dummy",0x10a28,0x0,12654,"Ignite",0x4,14485,14484,4,0,0,0,nil,nil,nil
1/1 22:27:02.197

SPELL_AURA_REMOVED,0x04000000055B39EC,"Ilúvatar",0x511,0x0,0xF13079A8000037B6,"Training Dummy",0x10a28,0x0,12654,"Ignite",0x4,DEBUFF

2 comentários:

  1. No segundo exemplo, o qual vc especifica: "Agora vamos considerar dois críticos com um spell que não viaja até o alvo", os ticks de ignite não deveriam ser de 2 de 400? Na verdade não entendi porque ele dá 2 de 600 já que o dano de Fireblast eh ignorado.

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  2. Tóin, realmente estava errado, o certo é 2x 400, eu editei o post e já corrigi.
    obrigado!

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