Alguns dos destaques da entrevista foram:
- 2 novos campos de batalhas com mecânicas diferentes das atuais.
- Você poderá escolher 2 campos de batalha que não gosta e removê-los quando colocar em campo de batalha aleatório para não precisar jogar em mapas que não goste.
- Um novo mapa de arena que será em Uldum.
- Antes de começar a luta na arena os jogadores vão poder ver a classe e especialização dos adversários, não verão as habilidades, mas já terão uma idéia do que vem pela frente.
- Não haverá mapas como Baradin Hold (Guarnição Baradim) ou Wintergrasp, pois segundo a Blizzard o JxJ bom é aquele que acontece expontâneamente e não os mapas que te forçam jogar baseado em uma estratégia.
- Pela primeira vez o jogo se comportará de forma diferente em reinos JxJ e JxA, isso porque nos reinos JxJ os guardas das grandes cidades serão mais fracos para que não atrapalhem os grupos que estarão invadindo cidades pelo JxJ. Nos reinos
- Haverá uma forma de fazer um inimigo desmontar de uma montaria aérea, isso ainda está sendo discutido como funcionará e seus limites.
Confira abaixo a entrevista completa com Tom Chilton.
Com o beta de Mists of Pandaria a todo vapor, gostaríamos de tomar esta oportunidade para divulgarmos algumas coisas o JxJ na expansão. Para isso, sentamos com Tom Chilton (Diretor de Jogo de World of Warcraft) para discutirmos o futuro do modo JxJ em Mists of Pandaria.
De modo geral, qual é a filosofia de desenvolvimento para o JxJ de Mists of Pandaria?
Tom Chilton - Queremos lançar conteúdo JxJ como nunca fora lançado antes. Nesta expansão estamos adicionando dois novos campos de batalha com novos tipos de jogabilidade. Anteriormente, nós nunca fizemos isso no início de uma expansão. Também adicionaremos uma arena, para que os jogadores tenham mais uma opção dentre as já existentes. Ao todo, teremos dez Campos de batalha e seis Arenas.
Templo de Kot'mogu - Quem está com o amuleto? |
Como a guerra está voltando à World of Warcraft em relação ao JxJ?
Tom Chilton - Bem, a melhor resposta para isso é que nós estamos deliberadamente trazendo as pessoas de volta ao mundo, então isso significa que em um reino JxJ, você terá mais pessoas para matar por aí. Falando de forma geral, o JxJ mais divertido é aquele que acontece de maneira espontânea e surge como algo natural para os jogadores que estivem andando pelo mundo. Estas situações não são algo que os desenvolvedores podem criar para você.
Muitos jogadores JxA estão preocupados com a possibilidade de serem forçados a participar de situações JxJ, quando eles na verdade não querem isso. Você pode revelar mais detalhes sobre isso?
Tom Chilton - Não existem planos para obrigar os jogadores de reinos JxA a participarem do JxJ. A experiência de jogo deles não mudará e eles terão as mesmas oportunidades de JxJ (caso queiram fazer parte delas) que eles tem agora. É importante notar que o Mercado Negro da Casa de Leilões tem potencial para se tornar um ponto de JxJ nos reinos JxJ. Assim como o nome diz, estes serão lugares suspeitos para se vender itens, mantendo-se longe dos olhos atentos dos guardas das cidades. Estes itens não serão encontrados em áreas neutras ou seguras. Este risco não existe em reinos JxA e a única coisa com que devem se preocupar é a possibilidade de ter a oferta superada.
Templo de Kotmogu - Muito espaço para correr, correr e correr. |
Por outro lado, os jogadores JxJ tem medo que as coisas não sejam levadas bastante diferentes, ou que eles não receberão o JxJ (ao ar livre) que querem. Há também muitas menções sobre como os guardas nas principais cidades prejudicam as raides. O que você tem a dizer sobre isso?
Tom Chilton - Sabemos que para muitos entusiastas do JxJ, a ideia de montar uma raide grande (ou duas) para invadir uma cidade pode ser algo muito legal para o JxJ ao ar livre. Também sabemos que houve um problema em relação aos guardas agora que eles estão mais fortes. Obviamente, queremos que os guardas façam seu trabalho, mas não queremos que eles sejam o muro que você não consegue ultrapassar. Então, temos planos de realizar ajustes nos guardas, apenas em reinos JxJ, para que eles não sejam tão fortes e nem reapareçam tão rapidamente como acontece em um reino JxA. Ainda estamos trabalhando nisso, mas esperamos que estes ajustes sejam lançados um pouco antes de Mists of Pandaria. É importante lembrar que os guardas dos reinos JxA permanecerão como estão agora.
Templo de Kotmogu - Um dos quatro artefatos em Templo de Kotmogu |
Como é possível fazer essa diferença entre os tipos de reino, já que isso não podia ser feito no passado?
Tom Chilton - A diferença está na tecnologia que temos disponível agora. Conforme o jogo evolui, a tecnologia e nossa capacidade de encontrar maneiras para implementa-la tornam essas ideias em realidade. Acreditamos que a mudança nos guardas pode ser uma virada no jogo para aqueles que realmente gostam da ideia de criar raides nas cidades ou áreas específicas e literalmente atacar o "inimigo". Além disso, não existe realmente uma diferença, mas as novas áreas de missões diárias, podem constantemente se transformarem em áreas "intensas" para o JxJ.
Minas de Silvershard - Qual interruptor é o que? |
Haverá mudanças maiores entre reinos JxJ e JxA no futuro?
Tom Chilton - É uma possibilidade. Queremos ver como estas mudanças terão um impacto no jogo. Não queremos fazer qualquer promessa de grandes planos neste momento, mas estamos sempre pensando em formas diferentes de melhorar a experiência de jogo.
Minas de Silvershard - Para cima ou para baixo? |
E sobre o conceito de que não existem pessoas suficiente no mundo aberto para gerar um confronto JxJ?
Tom Chilton - A nova tecnologia de áreas inter-reinos (introduzida recentemente no beta) deve ajudar a movimentar o JxJ pelo mundo.
Minas de Silvershard - Quase lá... |
E quanto ao uso das montarias voadoras? Muitos jogadores estão preocupados sobre o uso de montarias voadoras para evitar ter que sempre entrar em combate nos reinos JxJ.
Tom Chilton - Sabemos que esta é uma preocupação e temos algumas coisas em mente a esse respeito. Primeiro, o uso de montarias voadoras será limitado em mapas de nível 90 de Mists of Pandaria. Segundo, com tantos jogadores participando nas áreas de missões, certamente teremos mais JxJ acontecendo no mundo. Além disso, uma hora, você terá que pousar. E caso isso não seja suficiente, temos um item que estamos adicionando ao jogo que permitirá que os jogadores “derrubem” um jogador inimigo de sua montaria voadora quando estiverem nela (caso esteja dentro de uma distância razoável e com o JxJ ativado). Nós ainda estamos discutindo como este item será disponibilizado.
Haverá uma Invérnia ou Tol'Barad para Mists of Pandaria?
Tom Chilton - Não. A intenção a fazer com que os jogadores se aventurem mundo afora, e essas áreas acabavam funcionando mais como áreas instanciadas do que JxJ pelo mundo. Não queremos criar outra área nesse estilo, pois acabaria resultando no mesmo tipo de jogabilidade. Com isso, moveremos os chefes que você encontraria dentro de uma instância (como Guarnição Baradin) para o mundo aberto. Acreditamos que a emoção de um abate seja um grande incentivo para aventurar-se no mundo e envolver-se em um confronto JxJ.
Lançado em | Campo de Batalha | Localização |
---|---|---|
Classic | Ravina Brado Guerreiro | Vale Gris |
Classic | Bacia Arathi | Planalto Arathi |
Classic | Vale Alterac | Eira dos Montes |
The Burning Crusade | Olho da Tormenta | Eternévoa |
Wrath of the Lich King | Ermo das Serpes | Praia dos Anciãos |
Wrath of the Lich King | Ilha da Conquista | Oeste de Coroa de Gelo |
Cataclysm | Batalha por Guilnéas | Guilnéas |
Cataclysm | Montes Gêmeos | Planalto do Crepúsculo |
Mists of Pandaria | Minas de Silvershard | Selva do Espinhaço |
Mists of Pandaria | Templo de Kotmogu | Vale de Flores Eternas |
Você poderia recapitular os novos Campos de Batalha que estão sendo adicionados? Que novos estilos de jogo os dois Campos de Batalha podem oferecer aos jogadores?
Tom Chilton - Temos dois novos Campos de batalhas, que, como dito antes, trazem novos estilos de jogo.
O projeto de Minas de Silvershard não mudou muito desde que foi discutido no último evento de imprensa de Mists of Pandaria. Basicamente, os jogadores escoltam um dos vários carrinhos de mineração para um depósito e com isso, eles ganham pontos. Serão disponibilizados locais estratégicos onde o jogador poderá mudar de faixa. Quanto mais pessoas ajudando, melhor, já que você pode decidir parar ou até mesmo impedir que o outro time leve os carrinhos ao depósito também.
Fizemos algumas pequenas alterações no outro Campo de Batalha, Templo de Kotmogu, desde a última vez que falamos sobre ele. Realizamos alguns testes internos com apenas um artefato e descobrimos que o estilo de jogo evoluiu para uma espécie vale-tudo no centro do mapa. Então, quadriplicar o número de artefatos e acabamos com quatro em pontos diferentes (que podem ser usados para marcar pontos). Você ainda marca o maior número de pontos permanecendo na área central do campo de batalha, mas, é preciso ficar de olho nos quatro artefatos e passa-los para os amigos.
"Tol'vir Proving Grounds" - Três é o número |
O método usado para entrar na fila dos Campos de batalha irá mudar?
Tom Chilton - Sim, vamos adicionar uma opção para que os jogadores excluam dois Campos de Batalha da fila para um Campo de batalha aleatório. A exceção para isso é o Campo de Batalha do Chamado às Armas. Você não poderá excluir esses, mas, como um todo, será menos provável que você entre em Campos de Batalha de que não gosta. De certa forma, entrar em um Campo de Batalha que você curte acaba garantindo que seja a batalha seja mais divertida. Também estamos mudando o modo em que o Chamado às Armas funciona. A intenção é fazer com que tenha sempre tenha um Campo de Batalha Chamado às Armas disponível. Isso vai permitir que sejamos capazes de alternar os Campos de Batalha regularmente já que contaremos com mais opções.
Quando os jogadores poderão experimentar os novos Campos de Batalha?
Tom Chilton - Esperamos que os novos Campos de Batalha estejam disponíveis no beta dentro das próximas semanas. Estamos ansiosos para ler os comentários dos jogadores e ver como eles se saem nos testes com um público maior.
"Tol'vir Proving Grounds" - Uma pacífica vista aérea |
Lançado em | Arena | Localização |
---|---|---|
The Burning Crusade | Círculo Sangrento | Montanhas da Lâmina Afiada |
The Burning Crusade | Ringue da Provação | Nagrand |
The Burning Crusade | Ruínas of Lordaeron | Clareiras de Tirisfal |
Wrath of the Lich King | Arena de Dalaran | Esgotos de Dalaran |
Wrath of the Lich King | Ringue dos Valorosos | Orgrimmar |
Mists of Pandaria | "Tol'vir Proving Grounds" | Uldum |
Algo mudará nas Arenas?
Tom Chilton - Na verdade, sim. Os jogadores poderão ver a classe de seus oponentes e a especialização respectiva, antes que o jogo comece. No entanto, eles não poderão ver a escolha de talentos ou os glifos que estão sendo usados. Você não saberá quais habilidades seu oponente está usando, mas você poderá alterar seus talentos antes que o jogo comece, a fim de prever o que seus oponentes podem usar.
"Tol'vir Proving Grounds" - Você é merecedor? |
Algo mudará nos Campos de Batalhas Ranqueados?
Tom Chilton - Não temos mudanças previstas para os Campos de Batalha Ranqueados neste momento, embora possamos, em algum ponto no futuro, adicionar os novos Campos de Batalha (Minas de Silvershard e o Templo de Kotmogu).
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